segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Axis Aeroespacial na Semana de Engenharia da UFU

A Universidade Federal de Uberlândia e a Axis Aeroespacial são parceiras num evento acadêmico de especial significado para Tupaciguara por conta do Pólo Aeroespacial do Triângulo Mineiro, que será instalado na cidade. O evento é a Semana de Engenharia e os temas que a Axis abordará são Engenharia Aeroespacial, Propulsão a Laser e Veículo Hipersônico.

A AXIS Aeroespacial é a patrocinadora oficial da Semana de Engenharia da UFU (SEMEC 2011), que acontece agora a partir de segunda-feira (26/09).http://www.mecanica.ufu.br/node/240
 
Estamos com participação no evento, oferecendo palestras e cursos de destaque na área de Engenharia Aeroespacial.
 
O tema "Engenharia Aeroespacial" foi escolhido por estar bastante aderente com as ações que pretendemos na região, que se resumem no Polo Aeroespacial deTupaciguara. Estamos conscientes de que a participação da AXIS nesse evento vai despertar interesses e fomentar discussões salutares sobre a importância do desenvolvimento do setor aeroespacial no Brasil, onde a UFU, como importante formadora de opinião no meio acadêmico, tem todas as condições para desenvolver ainda mais o tema, o que pode propiciar mais um terreno fértil para a inovação no nosso país.
 
Para essa participação, estamos contando com a presença de várias pessoas de destaque do IEAv e do ITA, que já são nossos parceiros.
 
No stand destinado à AXIS estarão expostas as maquetes do hipersônico14X e do veículo de propulsão a laser.
 
Acredito que já no próximo ano o tema possa estar desenvolvido ao ponto de incluirmos tópicos sobre Turismo Espacial e Comércio Espacial, que são temas já abordados no EUA e Europa, bem como a discussão pela construção de pelo menos um Espaço-Porto no Brasil.
 
http://www.mecanica.ufu.br/node/238
"Engenharia Aeroespacial" : quinta-feira (29/09) - 14:00h
Palestrante: Cel. Marco Antônio Sala Minucci - Diretor do IEAv
 
"Propulsão a Laser": sexta-feira (30/09) - 08:00
Palestrante: Dr. Antonio Carlos de Oliveira - IEAv
 
"Veículo Hipersônico 14-X": sexta-feira (30/09) - 10:00
Palestrante: Ten. Cel. Roberto Folador - Gerente de Ensaios do 14X
  
Curso: "Introdução à Engenharia Aeroespacial"
Professor: Andre Luiz Pierre Mattei - Coordenador do curso de Eng. Aeroespacial do ITA
Programa:
 1. Primeira manhã
  1.1. Breve histórico da engenharia aeroespacial brasileira;
  1.2. Plataformas aeroespaciais: Introdução aos VANTs, Satélites e Foguetes
Lançadores;
  1.3. Introdução aos VANTs;
  1.4. Sensores embarcados.
2. Segunda manhã
  2.1. Satélites: Tecnologias e Aplicações;
  2.2. Foguetes Lançadores: Tecnologias e Aplicações;
  2.3. Perspectivas da Engenharia Aeroespacial no Brasil.
 
Andre Luiz Pierre Mattei
Tenente-Coronel Aviador da Força Aérea possui 29 anos de experiência na indústria aeroespacial, tendo atuado na área como piloto operacional de ataque e de patrulha marítima, pesquisador científico em sensores a fibra óptica embarcados, como gerente de grandes projetos de desenvolvimento da Força Aérea (P-3BR, C-295 e míssil ar-ar MAA-1B), fundador do Curso de Especialização e do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA, gerente de desenvolvimento de turbinas a gás e, atualmente, atua na coordenação do curso de engenharia aeroespacial do ITA, como coordenador local do INCT-SEC e como membro de grupo de trabalho do INCT-Espacial (INEspaço). Possui curso de piloto militar pela Academia da Força Aérea, engenharia eletrônica pelo ITA, mestrado em ciências pelo ITA, MBA em gestão estratégica pela ESPM e MBA em processos pela Universidade Federal Fluminense.

26 a 30 de setembro nos anfiteatros e laboratórios do Campus Santa Mônica, na Universidade Federal de Uberlândia

via Daniel Carneiro | AXIS Aeroespacial e Pedro Paulo Perroni da Silva | Comunicação / Prefeitura de Tupaciguara
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Espetáculo teatral gratuito nas escolas

foto: Samuel Lorenzetti

Ação cultural e ecológica leva a peça Outra Festa no Céu

Baseada na versão da famosa coleção "Era Uma Vez..." (os famosos "disquinhos"), gravada em 1960, com texto e composições de João de Barro e arranjos e regência de Radamés Gnatali, obra que esteve presente na infância de boa parte dos brasileiros nos anos 60 e 70.

A ação faz parte do projeto "Teatro nas escolas", que visa levar cultura, educação e consciência ecológica para alunos de 1ª a 4ª série da rede pública de ensino. O projeto conta com incentivo do Ministério da Cultura e apoio de secretarias municipais e da Secretaria Estadual de Educação.

Com patrocínio da John Deere, Teatro nas Escolas vai proporcionar, até 22 de setembro, 32 apresentações em 16 escolas de 6 cidades – Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Araguari, Tupaciguara e Itumbiara. 

Reciclagem, Jackson do Pandeiro e Cecília Meireles 
Usando um mix de música, teatro, folclore e materiais reciclados como cenário e figurino, a peça visa despertar de forma lúdica a consciência ecológica das crianças.

No roteiro, Adão é um sapo que quer desvendar o mistério do sumiço de outros sapos do mundo todo. A busca por sua família o leva, então, até a Festa no Céu, de onde ele volta sem sucesso para a terra, ainda querendo saber onde todos os sapos do mundo foram parar.

Tendo no repertório composições de Jackson do Pandeiro, obras folclóricas e um poema musicado de Cecília Meireles, a encenação estimula a criançada a questionar a ação depredadora do homem com relação a algumas espécies de animais – principalmente no final, quando os atores promovem uma espécie de "debate" com as crianças sobre consciência ecológica.

A peça é encenada pelo grupo goiano Último Tipo (www.ultimotipo.com.br), que atua há dois anos na região de Campinas (SP), misturando teatro mambembe, estilo "clown" e muita música, em apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.

Formado pelos atores e músicos Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho, o grupo tem fortes referências musicais do Grupo Rumo, de Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção e Hermeto Pascoal – e inclui em suas apresentações figurinos exóticos, sempre confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil, além de instrumentos diferentes como espátulas de pedreiro, um triângulo que não é triangular e que já foi um suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, chaves velhas, dentre outros materiais criativos. 

Tupaciguara

16/09/2011 / 10:00/14:00
E.M. Maria Conceição Borges
Avenida Manoel Alves da Silva, 77 - Nova Esperanca 

19/09/2011 / 10:00/14:00
E.M. Francisco Lourenço Borges
Rua Doutor Geraldo de Oliveira, 6 - Andorinhas

20/09/2011 / 10:00/14:00
E. M. Francisco Ferreira Borges Sobrinho
Rua João Batista de Oliveira,123 - Tiradentes 

Realização: 
Direção Cultura Produções

Alexandre Possendoro | Imprensa

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura